English Español 中文

O Sisal

O sisal é selecionado de acordo com o tamanho, a cor e o grau de impurezas. Para selecionar de acordo com o tamanho, o sisal é separado por classes:

Extralonga (EL): fibra de comprimento acima de 1,10m (um metro e dez centímetros);

Longa (L): fibra de comprimento acima de 0,90m (noventa centímetros) até 1,10m (um metro e dez centímetros);

Média (M): fibra de comprimento acima de 0,70m (setenta centímetros) até 0,90m (noventa centímetros);

Curta (C): fibra de comprimento de 0,60m (sessenta centímetros) até 0,70m (setenta centímetros).

Para selecionar de acordo com a cor e o grau de impurezas, o sisal é separado por tipos:

Tipo 1

Constituído de fibras secas e bem batidas ou escovadas, de coloração creme-clara, ou amarelada, em ótimo estado de maturação, com maciez, brilho e resistências normais, manchas com pequena variação em relação à cor, umidade máxima de 13,5% (treze e meio por cento), soltas e desembaraçadas, isentas de impurezas, substâncias pécticas,entrançamentos, nós, fragmentos de folhas, cascas e de quaisquer outros defeitos. Embora as normas do Ministério da Agricultura não prevejam qualquer percentual de impureza, o mercado internacional aceita e tolera até 1% de impurezas, tendo em vista a grande dificuldade em conseguir produzir esse tipo de sisal, em função das condições de extração no campo.

Tipo 2

Constituído de fibras secas e bem batidas ou escovadas, de coloração amarelada ou pardacenta, com pequenas extensões esverdeadas, em bom estado de maturação, com brilho e resistência normais, ligeiramente áspera, umidade máxima de 13,5 (treze e meio por cento), soltas e desembaraçadas, isentas de impurezas, entrançamentos, nós e cascas. Normalmente essa fibra apresenta um percentual de impurezas não superior a 2%. É tolerável até 10% de fibras médias (71 – 90 cm).

Tipo 3

Constituído de fibras secas, bem batidas ou escovadas, de coloração amarelada, com parte de tonalidade esverdeada, pardacenta ou avermelhada, em bom estado de maturação, com brilho e resistência normais, áspera, manchas com variação bem acentuada em relação à cor, umidade máxima de 13,5% (treze e meio por cento), soltas e desembaraçadas, isentas de impurezas, entrançamentos, nós e cascas. Normalmente essa fibra apresenta um percentual de impurezas em torno de 3,5% e apresenta uma variação de cor muito mais acentuada que o sisal tipo 2. É tolerável até 20% de fibras médias (71 – 90 cm).

Tipo 4

Esse tipo de sisal não consta das normas do Ministério da Agricultura e seu conceito foi estabelecido em função da prática de comércio. Consiste em um sisal que não pode ser classificado como tipo 3, pois apresenta uma variação muito acentuada de cor, tamanho e grau de impureza, mas, ao mesmo tempo, como possui muita fibra acima de 60 cm, não pode ser classificado como refugo.

Refugo selecionado

Também não consta das normas do Ministério da Agricultura e, da mesma forma que o sisal tipo 4, seu conceito foi estabelecido em função da prática de comércio. Consiste em um sisal com as mesmas características do sisal tipo 4, entretanto, com um índice de impureza superior e variação de cor e tamanho mais acentuada.

Refugo

São as fibras de sisal com menos de 0,60m (sessenta centímetros), ou cujas características não se enquadrem nos tipos descritos anteriormente. Consiste em um sub-produto do processo de batimento do sisal.

Bucha

Constituída de fibras de coloração creme-clara uniforme, em ótimas condições de conservação, umidade máxima de 14% (quatorze por cento), provenientes das operações de secagem, batedura e seleção, isentas de materiais estranhos e com nós. Atendendo as exigências dos nossos clientes, a nossa empresa desenvolveu um processo de seleção da bucha para excluir o nó. Sendo assim, a bucha marca RISANA, é 100% isenta de nó.